PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL | RECONHECIDA PELO MEC

Seja um profissional de destaque.

Domine gestão de pessoas com fundamentos sólidos.

A pós-graduação em Psicologia Organizacional oferece fundamentos teóricos e ferramentas práticas para você atuar com profundidade técnica em gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional e consultoria.

Reconhecida pelo MEC

Supervisão com Staff

Curso

100% online

Duração de

12 meses

Sobre o curso

A Psicologia Organizacional surgiu no início do século XX, impulsionada pela necessidade de aumentar a produtividade nas indústrias. Com o tempo, a área evoluiu para incluir não apenas a eficiência produtiva, mas também o bem-estar dos funcionários, reconhecendo que colaboradores satisfeitos tendem a ser mais engajados e produtivos.


É uma área da psicologia que se concentra no estudo do comportamento humano no contexto das organizações. Seu objetivo principal é compreender e otimizar as interações entre indivíduos, grupos e a própria organização, visando melhorar a eficiência, a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.

É um curso que aprofunda os conhecimentos sobre as teorias e práticas aplicadas ao ambiente empresarial. O programa visa capacitar profissionais para atuarem estrategicamente nas organizações, focando no desenvolvimento humano, melhoria do clima organizacional e otimização de processos. Ao longo do curso, os estudantes exploram temas como gestão de pessoas, liderança, motivação, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, além de abordagens para promover a saúde e o bem-estar no trabalho.

O programa oferece uma formação que articula fundamentos filosóficos e antropológicos com aplicações práticas no contexto corporativo. O curso prepara profissionais para compreender as dinâmicas humanas nas organizações com profundidade teórica e aplicar esse conhecimento em processos concretos de gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional e consultoria.

O que você irá aprender

Conheça o conteúdo programático da Pós-Graduação de Psicologia Organizacional

Fundamentos da realidade

A disciplina propõe uma introdução ao realismo metafísico clássico a partir da investigação dos princípios fundamentais do ser. Inicia-se com a distinção entre substância e acidentes, bem como entre essência e ato de ser, temas centrais na metafísica tomista. Em seguida, o curso explora os conceitos de ato e potência como categorias explicativas da mudança e do movimento, aprofundando a noção de movimento como passagem da potência ao ato. O estudo das quatro causas e do hilemorfismo (matéria e forma) permite compreender a estrutura composicional dos entes. Os transcendentais do ser (unidade, verdade, bondade etc.) são apresentados como propriedades que acompanham todos os entes na medida em que são. Por fim, aborda-se a noção de causa primeira e a demonstração filosófica da existência de Deus, como fundamento último de toda realidade. A disciplina visa oferecer ao aluno uma base filosófica sólida sobre a estrutura do ser e da realidade, preparando-o para os demais estudos das Ciências da Mente.

Antropologia filosófica

A disciplina aborda os fundamentos da antropologia filosófica com foco na compreensão integral do ser humano. Inicia-se com a introdução à experiência sensível e às operações cognitivas elementares — senso comum, memória e imaginação — como vias de acesso à realidade. Avança para a análise da experiência da verdade e sua centralidade na constituição da vida pessoal. A estrutura da personalidade é estudada sob a perspectiva de sua natureza e operações, compreendendo-se o ser humano como um sujeito unitário e irrepetível. O amor humano é investigado em sua dimensão antropológica, apresentando-se os diversos tipos de amor e seu papel na transformação da personalidade em direção à sua finalidade última. A disciplina também examina as faculdades superiores do homem, com destaque para os intelectos agente e possível, culminando na análise da consciência como expressão da interioridade moral e racional do sujeito. O curso busca formar uma visão integrada da pessoa humana, ancorada na experiência, na razão e na finalidade existencial.

Os quatro temperamentos

As aulas oferecem uma abordagem aprofundada dos quatro temperamentos clássicos — colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico — a partir de uma perspectiva antropológica e simbólica. Após a introdução conceitual e histórica do tema, são apresentados os fundamentos teóricos e simbólicos que sustentam essa tipologia da personalidade, incluindo eixos estruturantes e aportes interpretativos. Cada temperamento é analisado em sua dinâmica psíquica, afetiva e comportamental, com ênfase em seus pontos fortes e desafios. A disciplina propõe uma leitura prática dos temperamentos no cotidiano, abrangendo seus impactos nos relacionamentos interpessoais e no desenvolvimento da vida espiritual. Ao compreender os temperamentos como predisposições naturais moduláveis pela vontade, pela razão e pelas virtudes, o curso capacita o aluno a identificar e integrar melhor suas características pessoais, ampliando a compreensão de si e do outro em contextos diversos.

Virtudes humanas

Apresenta a ética como ciência antropológica voltada à realização da natureza humana por meio da prática das virtudes. Após uma introdução conceitual à ética enquanto saber normativo fundamentado na estrutura do ser humano, o curso percorre as quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Cada virtude é analisada em sua definição clássica, operações específicas e aplicação na vida pessoal e social. Em seguida, são propostas atividades práticas para a vivência e o desenvolvimento das virtudes, com estudos de caso e autoavaliações. O curso também dedica atenção especial à virtude do estudo, considerada essencial para o progresso intelectual e moral, em duas etapas consecutivas. Por meio do aprofundamento teórico e da aplicação prática, a disciplina visa formar sujeitos éticos, capazes de ordenar seus afetos e ações segundo o bem verdadeiro, em coerência com sua dignidade e vocação humanas.

Metodologia de pesquisa científica

Tem como objetivo introduzir os princípios fundamentais da investigação científica no campo das Ciências da Mente. Inicia-se com uma exposição sobre as origens históricas e características estruturais do método científico, com ênfase na construção de problemas e formulação de hipóteses. O curso aprofunda os conceitos de variáveis, traços latentes e mensuração, abordando os diferentes tipos de estudo, desde os experimentais aos observacionais e descritivos. Também são discutidos os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos, com base em diretrizes nacionais e internacionais. Por fim, a disciplina oferece ferramentas para a leitura crítica de artigos científicos e para a produção de textos acadêmicos, com orientações sobre estilo, estrutura e normas de escrita. O curso visa capacitar o aluno a compreender, avaliar e produzir conhecimento científico de forma rigorosa, ética e coerente com os fundamentos epistemológicos da área.

Liderando e desenvolvendo pessoas

Aborda os principais estilos de liderança e os diferenciais do perfil do líder, considerando os temperamentos individuais e as motivações humanas como aspectos centrais para o desenvolvimento de equipes eficazes. Examina como o autoconhecimento e a compreensão dos temperamentos influenciam o exercício da liderança e a gestão de pessoas. São exploradas estratégias para a aquisição de competências, o desenvolvimento do potencial humano e a criação de ambientes propícios ao crescimento profissional. O curso também apresenta os fundamentos e o processo de Coaching, oferecendo ferramentas práticas para o suporte ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. A disciplina enfatiza a aplicação prática dos conceitos por meio de estudos de caso e atividades reflexivas voltadas à atuação em cenários organizacionais.

Modelos de estruturação organizacional

Esta disciplina apresenta os fundamentos da estrutura organizacional, abordando desde os modelos tradicionais até os modernos formatos, como estruturas matriciais, redes e organizações virtuais. São discutidas as mudanças organizacionais e as exigências de inovação, considerando exemplos de organizações Agile e espaços de coworking. Analisa-se como a tecnologia impacta a estruturação organizacional, especialmente o papel das redes sociais e plataformas colaborativas na otimização de processos, fluxos de informação e tomada de decisão. Busca-se fornecer ao estudante uma visão crítica e ampliada das diferentes formas de estruturar e transformar organizações, destacando tendências que potencializam a adaptabilidade e a competitividade no contexto contemporâneo.

Liderança e cultura financeira

A disciplina introduz aspectos fundamentais da administração pessoal e das bases da cultura financeira, essenciais para profissionais que atuam ou pretendem atuar em posições de liderança. Explora a importância do conhecimento financeiro na tomada de decisão organizacional ao abordar dados e indicadores associados ao sucesso empresarial, leitura e interpretação de demonstrativos de resultados e organização interna a partir dos números da empresa. O conteúdo enfatiza ainda a busca pela excelência pessoal e o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão financeira, promovendo uma compreensão integrada entre liderança, saúde financeira e sustentabilidade organizacional.

Psicologia do dinheiro

Esta disciplina oferece uma introdução aos principais conceitos da psicologia do dinheiro, discutindo a influência da distância psicológica e do controle emocional sobre as decisões financeiras. Analisa os fatores comportamentais e emocionais que afetam as escolhas econômicas de indivíduos e grupos, destacando estratégias para lidar com impulsos, crenças e padrões que podem interferir na relação saudável com o dinheiro. São apresentadas ferramentas para auxiliar na tomada de decisões conscientes, bem como no desenvolvimento de atitudes mais equilibradas frente às finanças pessoais e profissionais.

Conhecimento de avaliação psicológica

A disciplina explora os fundamentos da avaliação psicológica, apresentando sua conceituação, principais processos avaliativos e parâmetros utilizados na prática profissional. São abordados instrumentos, técnicas e critérios para uma avaliação psicológica ética, válida e confiável, com destaque para a aplicação clínica e organizacional. Inclui-se o exame do estado mental como parte integrante do processo, contribuindo para a compreensão integral do sujeito avaliado. A disciplina visa qualificar o aluno quanto ao uso adequado de métodos de avaliação e à interpretação de resultados para a tomada de decisões e intervenções psicológicas.

História da psicologia

O curso traça um panorama histórico do desenvolvimento da psicologia, começando com a reflexão filosófica sobre a alma e os objetos da psicologia até a emergência das abordagens existenciais, humanistas e da psicologia positiva. Explora o percurso ético/moral nas origens do pensamento psicológico, desde a filosofia clássica até Tomás de Aquino, e a transição para o abandono da tradição filosófica no advento da modernidade. Discute o nascimento da psicologia moderna, os avanços do método científico e as influências da antropologia e da responsabilidade humana. Aborda também as contribuições de Freud e a psicanálise e outras abordagens psicodinâmicas, consolidando um quadro abrangente das principais correntes e debates que moldaram a área.

Gestão profissional

A disciplina oferece uma abordagem integrada sobre gestão, marketing, precificação de serviços e organização do trabalho em Psicologia Organizacional. Destaca princípios de contabilidade e finanças para profissionais de psicologia, proporcionando ferramentas para administração eficiente do próprio negócio ou da atuação em empresas. A aprendizagem é enriquecida por estudos de caso em múltiplas etapas, incentivando a análise crítica de situações reais e o desenvolvimento de soluções práticas no contexto organizacional. O curso visa preparar o aluno para compreender e aplicar estratégias eficazes de gestão na promoção de serviços psicoorganizacionais.

Psiquiatria

Introduz os principais conceitos da psiquiatria aplicados ao contexto organizacional, abordando os transtornos mentais mais prevalentes como ansiedade, depressão, bipolaridade e esquizofrenia. A disciplina discute características, sintomas e impactos desses quadros na vida e no desempenho ocupacional dos indivíduos. Aborda também estratégias de diagnóstico, intervenção e encaminhamento, ressaltando a importância da atuação preventiva e do suporte psicossocial no ambiente de trabalho. O objetivo é subsidiar o profissional de psicologia organizacional com conhecimento clínico essencial para lidar com diversidade e saúde mental nas organizações.

Recrutamento e seleção

Visa fornecer uma compreensão aprofundada sobre o processo de recrutamento e seleção de talentos, explorando teorias, práticas e aspectos éticos envolvidos. Apresenta o planejamento estratégico do recrutamento, técnicas de atração e múltiplas fontes de recrutamento, bem como ferramentas e métodos de avaliação durante a seleção. Destaca o papel das tecnologias e inovações no aprimoramento dos processos seletivos e a importância de garantir ética, legalidade e feedback construtivo. Por fim, discute a gestão de talentos e estratégias de retenção após o recrutamento, direcionando o olhar para a construção de equipes de alto desempenho e ambientes de trabalho saudáveis.

Personalidade: atitudes do cliente

A disciplina explora o conceito de personalidade e sua interface com o marketing, abordando como as características individuais influenciam atitudes, valores humanos e comportamentos de consumo. Discute diferentes modelos explicativos, considerando variáveis psicológicas e sociais que modulam a relação cliente-organização. Analisa o papel dos valores humanos no contexto do marketing, oferecendo subsídios para práticas de comunicação, fidelização e construção de relacionamentos duradouros com os clientes. O curso busca ampliar a compreensão sobre a centralidade da personalidade nas interações comerciais e estratégias institucionais.

Estatística

As aulas apresentam métodos estatísticos essenciais para a análise de dados no contexto organizacional. Aborda técnicas de comparação de grupos utilizando test t e ANOVA, analisa associações por meio de correlação de Pearson e regressão, e ensina como construir o perfil da persona a partir dos dados coletados. O enfoque prático permite ao aluno interpretar resultados estatísticos, compreender tendências e tomar decisões baseadas em evidências, contribuindo substancialmente para o planejamento e avaliação de estratégias organizacionais.

Saúde operacional e qualidade de vida no trabalho

A disciplina aborda os aspectos gerais da saúde ocupacional, enfatizando a importância da prevenção e proteção da saúde mental nos ambientes de trabalho. Discorre sobre práticas de gestão de tempo e segurança ocupacional, promovendo uma abordagem integrada voltada ao bem-estar do trabalhador. O curso propõe reflexões sobre o sentido de vida e trabalho, explorando estratégias para o alcance do bem-estar psicológico, resiliência e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. São discutidos modelos e práticas que viabilizam ambientes laborais mais saudáveis e produtivos.

Desenvolvimento de pessoas

Analisa os principais conceitos e a importância do desenvolvimento de pessoas no contexto organizacional, relacionando desenvolvimento humano e organizacional à criação de programas eficazes. A disciplina discute a cultura de aprendizagem, o desenvolvimento contínuo e o comportamento organizacional, considerando o impacto do ambiente de trabalho na evolução dos colaboradores. Aborda ainda tecnologias e inovações voltadas ao desenvolvimento de pessoas e investiga o ciclo vital dos colaboradores, inclusive planos de aposentadoria, visando uma gestão de pessoas mais estratégica, sustentável e alinhada aos objetivos institucionais.

Clima e cultura organizacional

Apresenta uma análise detalhada dos conceitos de cultura e clima organizacional, suas distinções e inter-relações. Explora como a liderança influencia esses fatores e destaca o papel da gestão de mudanças na transformação da cultura e do clima. São abordados temas atuais como diversidade, equidade, inclusão e os impactos dessas dimensões nas dinâmicas organizacionais. Propõe estratégias para medição e melhorias do clima, ressaltando a importância da comunicação organizacional enquanto facilitadora do alinhamento e engajamento dos times no ambiente de trabalho.

Avaliação de desempenho

A disciplina investiga o processo de avaliação de desempenho como instrumento de desenvolvimento individual e organizacional. Aborda métodos de aprendizado contínuo, desenvolvimento de liderança, feedback e suas implicações para o crescimento profissional. Inclui a análise do papel da mentoria e do coaching no ambiente de trabalho, destacando abordagens voltadas a diferentes perfis, como o da mulher-mãe, na conciliação entre rotina profissional e pessoal. O curso enfatiza o uso estratégico dos resultados das avaliações para promover melhorias, estabelecer planos de ação e potencializar os talentos na organização.

Nutrição e saúde psíquica

A disciplina explora a relação fundamental entre alimentação e saúde mental, fornecendo uma base científica para compreender como os nutrientes influenciam o funcionamento cerebral e o bem-estar psicológico. Inicia-se com conceitos básicos de nutrição e fisiologia da nutrição, estabelecendo os fundamentos para a compreensão dos processos metabólicos que afetam o sistema nervoso. As aulas abordam a conexão entre nutrientes específicos e a síntese de neurotransmissores, explorando como deficiências ou desequilíbrios nutricionais podem impactar a comunicação neural. Um foco especial é dado à relação entre nutrição e depressão, examinando evidências científicas sobre como determinados alimentos e padrões alimentares podem influenciar o humor e os sintomas depressivos. Também são estudadas estratégias de suplementação com propriedades ansiolíticas, avaliando sua eficácia e segurança no manejo da ansiedade. Por fim, a disciplina explora os mecanismos inflamatórios e sua relação com alterações do humor, proporcionando uma visão integrada sobre como a nutrição pode ser utilizada como ferramenta terapêutica complementar na promoção da saúde mental.

Neurociência

As aulas oferecem uma introdução abrangente aos fundamentos neurobiológicos do comportamento humano, fornecendo conhecimentos essenciais sobre estrutura e funcionamento do sistema nervoso central. Inicia-se com o estudo da neurofisiologia, abordando os mecanismos básicos de funcionamento neuronal, transmissão sináptica e processamento de informações no sistema nervoso. As aulas examinam o desenvolvimento do encéfalo, desde a neurogênese até a formação das estruturas cerebrais complexas, incluindo processos de diferenciação, migração neuronal e estabelecimento de conexões sinápticas. Em seguida, são exploradas as relações entre estruturas cerebrais específicas e comportamentos, divididas em duas partes complementares que abordam diferentes aspectos da neurobiologia comportamental. A primeira parte foca nas bases neurais de processos cognitivos básicos, enquanto a segunda aprofunda aspectos mais complexos da relação cérebro-comportamento. A disciplina integra conhecimentos anatômicos, fisiológicos e comportamentais, proporcionando uma compreensão sólida sobre como o funcionamento cerebral sustenta a experiência psicológica e comportamental, fundamental para profissionais da área psicológica.

Filosofia

A disciplina introduz conceitos filosóficos fundamentais que fornecem base epistemológica e metodológica para o pensamento científico e prático em psicologia. Inicia-se com uma exploração da natureza da filosofia, estabelecendo sua relevância e conexões com outras áreas do conhecimento. O curso aprofunda-se na Teoria das Quatro Causas aristotélica, dividida em duas partes que examinam os diferentes tipos de causalidade – material, formal, eficiente e final – e sua aplicação na compreensão de fenômenos psicológicos e comportamentais. Aborda-se questões fundamentais sobre bondade e verdade, explorando diferentes perspectivas filosóficas sobre valores éticos e epistemológicos. São estudadas as virtudes intelectuais aristotélicas, incluindo ciência, arte, prudência, intelecto e sabedoria, proporcionando uma compreensão sobre diferentes formas de conhecimento e sua relevância para a prática profissional. Por fim, a disciplina examina os graus de certeza, oferecendo ferramentas para avaliar a confiabilidade e validade de diferentes tipos de conhecimento. O curso visa desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, capacitando os estudantes a fundamentar teoricamente suas práticas profissionais.

Conheça nosso corpo docente

Tenha seus casos clínicos supervisionados pelo corpo docente!

Semanalmente, os alunos participam de sessões clínicas ao vivo com os professores.

Esse encontro é um espaço para:


  • Discutir casos reais com supervisão direta;
  • Tirar dúvidas clínicas em tempo real;
  • Aprofundar o raciocínio diagnóstico e terapêutico;
  • Aprender com os desafios de outros colegas.


Assim, os alunos não se sentem desamparados em parte alguma da formação e desenvolvem consistência técnica e repertório.

Atendimento clínico remunerado

Após um processo de seleção, os alunos têm a oportunidade de atender pacientes reais na Clínica Mar Atlântico, com supervisão constante e remuneração por atendimento.


Essa é uma chance de aplicar o conhecimento diretamente com pacientes reais, em um ambiente seguro e estruturado, enquanto recebe pelo seu trabalho.

*Importante: a atuação na clínica não é garantida para todos os alunos. Ela depende de aprovação em processo seletivo interno e disponibilidade de vagas.

Perguntas frequentes

Para quem é a Pós-Graduação em Psicologia Organizacional?

A Pós-Graduação em Psicologia Organizacional é voltada para:

  • Psicólogos formados que atuam ou desejam atuar em RH, gestão de pessoas e consultoria;

  • Profissionais de RH sem formação sólida em psicologia, mas que desejam aprofundar seus conhecimentos técnicos;

  • Psicólogos que não desejam atuar em consultório clínico, mas buscam construir carreira no ambiente corporativo;

  • Profissionais que sentem que seu trabalho em RH é muito operacional e desejam atuar de forma mais estratégica;

  • Profissionais que trabalham com gestão de pessoas.

Por que fazer uma pós-graduação em Psicologia Organizacional?

O mercado de gestão de pessoas exige cada vez mais profissionais que vão além do operacional. A Pós-Graduação em Psicologia Organizacional oferece:

  • Base teórica sólida em psicologia, antropologia filosófica e comportamento humano;

  • Ferramentas técnicas para processos de recrutamento e seleção, avaliação, desenvolvimento e diagnóstico organizacional;

  • Conhecimentos em análise de dados e estatística aplicada à gestão de pessoas;

  • Compreensão aprofundada de temas como liderança, clima organizacional, saúde ocupacional e desenvolvimento de pessoas;

  • Diferenciais concretos para destacar-se em seleções e construir uma carreira sólida em cargos estratégicos.

Quais são as oportunidades de mercado?

Profissionais formados em Psicologia Organizacional podem atuar como:

  • Business Partner (BP) em empresas de médio e grande porte;

  • Coordenador ou Gestor de RH;

  • Consultor organizacional;

  • Analista de desenvolvimento de pessoas;

  • Especialista em recrutamento e seleção;

  • Analista de clima e cultura organizacional;

  • Gestor de treinamento e desenvolvimento.

A especialização amplia as possibilidades de atuação estratégica e aumenta as chances de reconhecimento interno como referência em comportamento humano nas organizações.

Quais são as formas de pagamento?

Oferecemos duas opções:

  • Pagamento à vista: R$ 10.000,00 (com 20% de desconto).

  • Pagamento parcelado: 12x de R$ 1.043,27.

Ao entrar em contato com um consultor, outras possibilidades de pagamento podem ser vistas.

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