PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL | RECONHECIDA PELO MEC
A pós-graduação em Psicologia Organizacional oferece fundamentos teóricos e ferramentas práticas para você atuar com profundidade técnica em gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional e consultoria.
Reconhecida pelo MEC
Supervisão com Staff
Curso
100% online
Duração de
12 meses
A Psicologia Organizacional surgiu no início do século XX, impulsionada pela necessidade de aumentar a produtividade nas indústrias. Com o tempo, a área evoluiu para incluir não apenas a eficiência produtiva, mas também o bem-estar dos funcionários, reconhecendo que colaboradores satisfeitos tendem a ser mais engajados e produtivos.
É uma área da psicologia que se concentra no estudo do comportamento humano no contexto das organizações. Seu objetivo principal é compreender e otimizar as interações entre indivíduos, grupos e a própria organização, visando melhorar a eficiência, a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.
Conheça o conteúdo programático da Pós-Graduação de Psicologia Organizacional
A disciplina propõe uma introdução ao realismo metafísico clássico a partir da investigação dos princípios fundamentais do ser. Inicia-se com a distinção entre substância e acidentes, bem como entre essência e ato de ser, temas centrais na metafísica tomista. Em seguida, o curso explora os conceitos de ato e potência como categorias explicativas da mudança e do movimento, aprofundando a noção de movimento como passagem da potência ao ato. O estudo das quatro causas e do hilemorfismo (matéria e forma) permite compreender a estrutura composicional dos entes. Os transcendentais do ser (unidade, verdade, bondade etc.) são apresentados como propriedades que acompanham todos os entes na medida em que são. Por fim, aborda-se a noção de causa primeira e a demonstração filosófica da existência de Deus, como fundamento último de toda realidade. A disciplina visa oferecer ao aluno uma base filosófica sólida sobre a estrutura do ser e da realidade, preparando-o para os demais estudos das Ciências da Mente.
A disciplina aborda os fundamentos da antropologia filosófica com foco na compreensão integral do ser humano. Inicia-se com a introdução à experiência sensível e às operações cognitivas elementares — senso comum, memória e imaginação — como vias de acesso à realidade. Avança para a análise da experiência da verdade e sua centralidade na constituição da vida pessoal. A estrutura da personalidade é estudada sob a perspectiva de sua natureza e operações, compreendendo-se o ser humano como um sujeito unitário e irrepetível. O amor humano é investigado em sua dimensão antropológica, apresentando-se os diversos tipos de amor e seu papel na transformação da personalidade em direção à sua finalidade última. A disciplina também examina as faculdades superiores do homem, com destaque para os intelectos agente e possível, culminando na análise da consciência como expressão da interioridade moral e racional do sujeito. O curso busca formar uma visão integrada da pessoa humana, ancorada na experiência, na razão e na finalidade existencial.
As aulas oferecem uma abordagem aprofundada dos quatro temperamentos clássicos — colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico — a partir de uma perspectiva antropológica e simbólica. Após a introdução conceitual e histórica do tema, são apresentados os fundamentos teóricos e simbólicos que sustentam essa tipologia da personalidade, incluindo eixos estruturantes e aportes interpretativos. Cada temperamento é analisado em sua dinâmica psíquica, afetiva e comportamental, com ênfase em seus pontos fortes e desafios. A disciplina propõe uma leitura prática dos temperamentos no cotidiano, abrangendo seus impactos nos relacionamentos interpessoais e no desenvolvimento da vida espiritual. Ao compreender os temperamentos como predisposições naturais moduláveis pela vontade, pela razão e pelas virtudes, o curso capacita o aluno a identificar e integrar melhor suas características pessoais, ampliando a compreensão de si e do outro em contextos diversos.
Apresenta a ética como ciência antropológica voltada à realização da natureza humana por meio da prática das virtudes. Após uma introdução conceitual à ética enquanto saber normativo fundamentado na estrutura do ser humano, o curso percorre as quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Cada virtude é analisada em sua definição clássica, operações específicas e aplicação na vida pessoal e social. Em seguida, são propostas atividades práticas para a vivência e o desenvolvimento das virtudes, com estudos de caso e autoavaliações. O curso também dedica atenção especial à virtude do estudo, considerada essencial para o progresso intelectual e moral, em duas etapas consecutivas. Por meio do aprofundamento teórico e da aplicação prática, a disciplina visa formar sujeitos éticos, capazes de ordenar seus afetos e ações segundo o bem verdadeiro, em coerência com sua dignidade e vocação humanas.
Tem como objetivo introduzir os princípios fundamentais da investigação científica no campo das Ciências da Mente. Inicia-se com uma exposição sobre as origens históricas e características estruturais do método científico, com ênfase na construção de problemas e formulação de hipóteses. O curso aprofunda os conceitos de variáveis, traços latentes e mensuração, abordando os diferentes tipos de estudo, desde os experimentais aos observacionais e descritivos. Também são discutidos os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos, com base em diretrizes nacionais e internacionais. Por fim, a disciplina oferece ferramentas para a leitura crítica de artigos científicos e para a produção de textos acadêmicos, com orientações sobre estilo, estrutura e normas de escrita. O curso visa capacitar o aluno a compreender, avaliar e produzir conhecimento científico de forma rigorosa, ética e coerente com os fundamentos epistemológicos da área.
Aborda os principais estilos de liderança e os diferenciais do perfil do líder, considerando os temperamentos individuais e as motivações humanas como aspectos centrais para o desenvolvimento de equipes eficazes. Examina como o autoconhecimento e a compreensão dos temperamentos influenciam o exercício da liderança e a gestão de pessoas. São exploradas estratégias para a aquisição de competências, o desenvolvimento do potencial humano e a criação de ambientes propícios ao crescimento profissional. O curso também apresenta os fundamentos e o processo de Coaching, oferecendo ferramentas práticas para o suporte ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. A disciplina enfatiza a aplicação prática dos conceitos por meio de estudos de caso e atividades reflexivas voltadas à atuação em cenários organizacionais.
Esta disciplina apresenta os fundamentos da estrutura organizacional, abordando desde os modelos tradicionais até os modernos formatos, como estruturas matriciais, redes e organizações virtuais. São discutidas as mudanças organizacionais e as exigências de inovação, considerando exemplos de organizações Agile e espaços de coworking. Analisa-se como a tecnologia impacta a estruturação organizacional, especialmente o papel das redes sociais e plataformas colaborativas na otimização de processos, fluxos de informação e tomada de decisão. Busca-se fornecer ao estudante uma visão crítica e ampliada das diferentes formas de estruturar e transformar organizações, destacando tendências que potencializam a adaptabilidade e a competitividade no contexto contemporâneo.
A disciplina introduz aspectos fundamentais da administração pessoal e das bases da cultura financeira, essenciais para profissionais que atuam ou pretendem atuar em posições de liderança. Explora a importância do conhecimento financeiro na tomada de decisão organizacional ao abordar dados e indicadores associados ao sucesso empresarial, leitura e interpretação de demonstrativos de resultados e organização interna a partir dos números da empresa. O conteúdo enfatiza ainda a busca pela excelência pessoal e o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão financeira, promovendo uma compreensão integrada entre liderança, saúde financeira e sustentabilidade organizacional.
Esta disciplina oferece uma introdução aos principais conceitos da psicologia do dinheiro, discutindo a influência da distância psicológica e do controle emocional sobre as decisões financeiras. Analisa os fatores comportamentais e emocionais que afetam as escolhas econômicas de indivíduos e grupos, destacando estratégias para lidar com impulsos, crenças e padrões que podem interferir na relação saudável com o dinheiro. São apresentadas ferramentas para auxiliar na tomada de decisões conscientes, bem como no desenvolvimento de atitudes mais equilibradas frente às finanças pessoais e profissionais.
A disciplina explora os fundamentos da avaliação psicológica, apresentando sua conceituação, principais processos avaliativos e parâmetros utilizados na prática profissional. São abordados instrumentos, técnicas e critérios para uma avaliação psicológica ética, válida e confiável, com destaque para a aplicação clínica e organizacional. Inclui-se o exame do estado mental como parte integrante do processo, contribuindo para a compreensão integral do sujeito avaliado. A disciplina visa qualificar o aluno quanto ao uso adequado de métodos de avaliação e à interpretação de resultados para a tomada de decisões e intervenções psicológicas.
O curso traça um panorama histórico do desenvolvimento da psicologia, começando com a reflexão filosófica sobre a alma e os objetos da psicologia até a emergência das abordagens existenciais, humanistas e da psicologia positiva. Explora o percurso ético/moral nas origens do pensamento psicológico, desde a filosofia clássica até Tomás de Aquino, e a transição para o abandono da tradição filosófica no advento da modernidade. Discute o nascimento da psicologia moderna, os avanços do método científico e as influências da antropologia e da responsabilidade humana. Aborda também as contribuições de Freud e a psicanálise e outras abordagens psicodinâmicas, consolidando um quadro abrangente das principais correntes e debates que moldaram a área.
A disciplina oferece uma abordagem integrada sobre gestão, marketing, precificação de serviços e organização do trabalho em Psicologia Organizacional. Destaca princípios de contabilidade e finanças para profissionais de psicologia, proporcionando ferramentas para administração eficiente do próprio negócio ou da atuação em empresas. A aprendizagem é enriquecida por estudos de caso em múltiplas etapas, incentivando a análise crítica de situações reais e o desenvolvimento de soluções práticas no contexto organizacional. O curso visa preparar o aluno para compreender e aplicar estratégias eficazes de gestão na promoção de serviços psicoorganizacionais.
Introduz os principais conceitos da psiquiatria aplicados ao contexto organizacional, abordando os transtornos mentais mais prevalentes como ansiedade, depressão, bipolaridade e esquizofrenia. A disciplina discute características, sintomas e impactos desses quadros na vida e no desempenho ocupacional dos indivíduos. Aborda também estratégias de diagnóstico, intervenção e encaminhamento, ressaltando a importância da atuação preventiva e do suporte psicossocial no ambiente de trabalho. O objetivo é subsidiar o profissional de psicologia organizacional com conhecimento clínico essencial para lidar com diversidade e saúde mental nas organizações.
Visa fornecer uma compreensão aprofundada sobre o processo de recrutamento e seleção de talentos, explorando teorias, práticas e aspectos éticos envolvidos. Apresenta o planejamento estratégico do recrutamento, técnicas de atração e múltiplas fontes de recrutamento, bem como ferramentas e métodos de avaliação durante a seleção. Destaca o papel das tecnologias e inovações no aprimoramento dos processos seletivos e a importância de garantir ética, legalidade e feedback construtivo. Por fim, discute a gestão de talentos e estratégias de retenção após o recrutamento, direcionando o olhar para a construção de equipes de alto desempenho e ambientes de trabalho saudáveis.
A disciplina explora o conceito de personalidade e sua interface com o marketing, abordando como as características individuais influenciam atitudes, valores humanos e comportamentos de consumo. Discute diferentes modelos explicativos, considerando variáveis psicológicas e sociais que modulam a relação cliente-organização. Analisa o papel dos valores humanos no contexto do marketing, oferecendo subsídios para práticas de comunicação, fidelização e construção de relacionamentos duradouros com os clientes. O curso busca ampliar a compreensão sobre a centralidade da personalidade nas interações comerciais e estratégias institucionais.
As aulas apresentam métodos estatísticos essenciais para a análise de dados no contexto organizacional. Aborda técnicas de comparação de grupos utilizando test t e ANOVA, analisa associações por meio de correlação de Pearson e regressão, e ensina como construir o perfil da persona a partir dos dados coletados. O enfoque prático permite ao aluno interpretar resultados estatísticos, compreender tendências e tomar decisões baseadas em evidências, contribuindo substancialmente para o planejamento e avaliação de estratégias organizacionais.
A disciplina aborda os aspectos gerais da saúde ocupacional, enfatizando a importância da prevenção e proteção da saúde mental nos ambientes de trabalho. Discorre sobre práticas de gestão de tempo e segurança ocupacional, promovendo uma abordagem integrada voltada ao bem-estar do trabalhador. O curso propõe reflexões sobre o sentido de vida e trabalho, explorando estratégias para o alcance do bem-estar psicológico, resiliência e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. São discutidos modelos e práticas que viabilizam ambientes laborais mais saudáveis e produtivos.
Analisa os principais conceitos e a importância do desenvolvimento de pessoas no contexto organizacional, relacionando desenvolvimento humano e organizacional à criação de programas eficazes. A disciplina discute a cultura de aprendizagem, o desenvolvimento contínuo e o comportamento organizacional, considerando o impacto do ambiente de trabalho na evolução dos colaboradores. Aborda ainda tecnologias e inovações voltadas ao desenvolvimento de pessoas e investiga o ciclo vital dos colaboradores, inclusive planos de aposentadoria, visando uma gestão de pessoas mais estratégica, sustentável e alinhada aos objetivos institucionais.
Apresenta uma análise detalhada dos conceitos de cultura e clima organizacional, suas distinções e inter-relações. Explora como a liderança influencia esses fatores e destaca o papel da gestão de mudanças na transformação da cultura e do clima. São abordados temas atuais como diversidade, equidade, inclusão e os impactos dessas dimensões nas dinâmicas organizacionais. Propõe estratégias para medição e melhorias do clima, ressaltando a importância da comunicação organizacional enquanto facilitadora do alinhamento e engajamento dos times no ambiente de trabalho.
A disciplina investiga o processo de avaliação de desempenho como instrumento de desenvolvimento individual e organizacional. Aborda métodos de aprendizado contínuo, desenvolvimento de liderança, feedback e suas implicações para o crescimento profissional. Inclui a análise do papel da mentoria e do coaching no ambiente de trabalho, destacando abordagens voltadas a diferentes perfis, como o da mulher-mãe, na conciliação entre rotina profissional e pessoal. O curso enfatiza o uso estratégico dos resultados das avaliações para promover melhorias, estabelecer planos de ação e potencializar os talentos na organização.
A disciplina explora a relação fundamental entre alimentação e saúde mental, fornecendo uma base científica para compreender como os nutrientes influenciam o funcionamento cerebral e o bem-estar psicológico. Inicia-se com conceitos básicos de nutrição e fisiologia da nutrição, estabelecendo os fundamentos para a compreensão dos processos metabólicos que afetam o sistema nervoso. As aulas abordam a conexão entre nutrientes específicos e a síntese de neurotransmissores, explorando como deficiências ou desequilíbrios nutricionais podem impactar a comunicação neural. Um foco especial é dado à relação entre nutrição e depressão, examinando evidências científicas sobre como determinados alimentos e padrões alimentares podem influenciar o humor e os sintomas depressivos. Também são estudadas estratégias de suplementação com propriedades ansiolíticas, avaliando sua eficácia e segurança no manejo da ansiedade. Por fim, a disciplina explora os mecanismos inflamatórios e sua relação com alterações do humor, proporcionando uma visão integrada sobre como a nutrição pode ser utilizada como ferramenta terapêutica complementar na promoção da saúde mental.
As aulas oferecem uma introdução abrangente aos fundamentos neurobiológicos do comportamento humano, fornecendo conhecimentos essenciais sobre estrutura e funcionamento do sistema nervoso central. Inicia-se com o estudo da neurofisiologia, abordando os mecanismos básicos de funcionamento neuronal, transmissão sináptica e processamento de informações no sistema nervoso. As aulas examinam o desenvolvimento do encéfalo, desde a neurogênese até a formação das estruturas cerebrais complexas, incluindo processos de diferenciação, migração neuronal e estabelecimento de conexões sinápticas. Em seguida, são exploradas as relações entre estruturas cerebrais específicas e comportamentos, divididas em duas partes complementares que abordam diferentes aspectos da neurobiologia comportamental. A primeira parte foca nas bases neurais de processos cognitivos básicos, enquanto a segunda aprofunda aspectos mais complexos da relação cérebro-comportamento. A disciplina integra conhecimentos anatômicos, fisiológicos e comportamentais, proporcionando uma compreensão sólida sobre como o funcionamento cerebral sustenta a experiência psicológica e comportamental, fundamental para profissionais da área psicológica.
A disciplina introduz conceitos filosóficos fundamentais que fornecem base epistemológica e metodológica para o pensamento científico e prático em psicologia. Inicia-se com uma exploração da natureza da filosofia, estabelecendo sua relevância e conexões com outras áreas do conhecimento. O curso aprofunda-se na Teoria das Quatro Causas aristotélica, dividida em duas partes que examinam os diferentes tipos de causalidade – material, formal, eficiente e final – e sua aplicação na compreensão de fenômenos psicológicos e comportamentais. Aborda-se questões fundamentais sobre bondade e verdade, explorando diferentes perspectivas filosóficas sobre valores éticos e epistemológicos. São estudadas as virtudes intelectuais aristotélicas, incluindo ciência, arte, prudência, intelecto e sabedoria, proporcionando uma compreensão sobre diferentes formas de conhecimento e sua relevância para a prática profissional. Por fim, a disciplina examina os graus de certeza, oferecendo ferramentas para avaliar a confiabilidade e validade de diferentes tipos de conhecimento. O curso visa desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, capacitando os estudantes a fundamentar teoricamente suas práticas profissionais.
Semanalmente, os alunos participam de sessões clínicas ao vivo com os professores.
Esse encontro é um espaço para:
Assim, os alunos não se sentem desamparados em parte alguma da formação e desenvolvem consistência técnica e repertório.
Após um processo de seleção, os alunos têm a oportunidade de atender pacientes reais na Clínica Mar Atlântico, com supervisão constante e remuneração por atendimento.
Essa é uma chance de aplicar o conhecimento diretamente com pacientes reais, em um ambiente seguro e estruturado, enquanto recebe pelo seu trabalho.
*Importante: a atuação na clínica não é garantida para todos os alunos. Ela depende de aprovação em processo seletivo interno e disponibilidade de vagas.
A Pós-Graduação em Psicologia Organizacional é voltada para:
Psicólogos formados que atuam ou desejam atuar em RH, gestão de pessoas e consultoria;
Profissionais de RH sem formação sólida em psicologia, mas que desejam aprofundar seus conhecimentos técnicos;
Psicólogos que não desejam atuar em consultório clínico, mas buscam construir carreira no ambiente corporativo;
Profissionais que sentem que seu trabalho em RH é muito operacional e desejam atuar de forma mais estratégica;
Profissionais que trabalham com gestão de pessoas.
O mercado de gestão de pessoas exige cada vez mais profissionais que vão além do operacional. A Pós-Graduação em Psicologia Organizacional oferece:
Base teórica sólida em psicologia, antropologia filosófica e comportamento humano;
Ferramentas técnicas para processos de recrutamento e seleção, avaliação, desenvolvimento e diagnóstico organizacional;
Conhecimentos em análise de dados e estatística aplicada à gestão de pessoas;
Compreensão aprofundada de temas como liderança, clima organizacional, saúde ocupacional e desenvolvimento de pessoas;
Diferenciais concretos para destacar-se em seleções e construir uma carreira sólida em cargos estratégicos.
Profissionais formados em Psicologia Organizacional podem atuar como:
Business Partner (BP) em empresas de médio e grande porte;
Coordenador ou Gestor de RH;
Consultor organizacional;
Analista de desenvolvimento de pessoas;
Especialista em recrutamento e seleção;
Analista de clima e cultura organizacional;
Gestor de treinamento e desenvolvimento.
A especialização amplia as possibilidades de atuação estratégica e aumenta as chances de reconhecimento interno como referência em comportamento humano nas organizações.
Oferecemos duas opções:
Pagamento à vista: R$ 10.000,00 (com 20% de desconto).
Pagamento parcelado: 12x de R$ 1.043,27.
Ao entrar em contato com um consultor, outras possibilidades de pagamento podem ser vistas.
Av. das Américas, 3434
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ
CEP 22640-102
Av. Bezerra de Menezes, 100
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