PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA | RECONHECIDA PELO MEC
Com a pós-graduação em Psicologia Clínica, você une excelência técnica, segurança clínica e clareza de manejo para atender com profundidade os casos que chegam até você.
Reconhecida pelo MEC
Supervisão com Staff
Curso
100% online
Duração de
12 meses
A Pós-Graduação em Psicologia Clínica capacita profissionais para atuar com eficácia na saúde mental, com uma abordagem multidisciplinar. O curso oferece ferramentas teóricas e práticas para a psicoterapia, desenvolvendo habilidades de comunicação e empatia, preparando o aluno para atuar em consultórios, hospitais, clínicas e outros serviços de saúde mental.
O programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica foi concebido para suprir a crescente demanda por profissionais qualificados em saúde mental, oferecendo uma abordagem multidisciplinar e integral do ser humano e dos transtornos mentais. Com um currículo que reúne especialistas de áreas como psicologia, psiquiatria, neurologia, nutrição e filosofia, o curso proporciona uma visão holística da psicoterapia.
Os alunos terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos que abrangem as diversas vertentes da psicologia clínica, com foco em técnicas e ferramentas de atendimento em crises psicológicas e transtornos mentais. O curso também estimula o desenvolvimento de habilidades de comunicação e empatia, fundamentais para uma prática clínica eficaz.
Os profissionais poderão aplicar os aprendizados em diversos ambientes, como consultórios, hospitais, clínicas e outros serviços de saúde mental. Além disso, o programa incentiva a pesquisa e a reflexão crítica sobre a prática da psicoterapia, preparando o profissional para o aprimoramento constante em um campo que exige atualização contínua.
Conheça o conteúdo programático da Pós-Graduação de Psicologia Clínica
A disciplina propõe uma introdução ao realismo metafísico clássico a partir da investigação dos princípios fundamentais do ser. Inicia-se com a distinção entre substância e acidentes, bem como entre essência e ato de ser, temas centrais na metafísica tomista. Em seguida, o curso explora os conceitos de ato e potência como categorias explicativas da mudança e do movimento, aprofundando a noção de movimento como passagem da potência ao ato. O estudo das quatro causas e do hilemorfismo (matéria e forma) permite compreender a estrutura composicional dos entes. Os transcendentais do ser (unidade, verdade, bondade etc.) são apresentados como propriedades que acompanham todos os entes na medida em que são. Por fim, aborda-se a noção de causa primeira e a demonstração filosófica da existência de Deus, como fundamento último de toda realidade. A disciplina visa oferecer ao aluno uma base filosófica sólida sobre a estrutura do ser e da realidade, preparando-o para os demais estudos das Ciências da Mente.
A disciplina aborda os fundamentos da antropologia filosófica com foco na compreensão integral do ser humano. Inicia-se com a introdução à experiência sensível e às operações cognitivas elementares — senso comum, memória e imaginação — como vias de acesso à realidade. Avança para a análise da experiência da verdade e sua centralidade na constituição da vida pessoal. A estrutura da personalidade é estudada sob a perspectiva de sua natureza e operações, compreendendo-se o ser humano como um sujeito unitário e irrepetível. O amor humano é investigado em sua dimensão antropológica, apresentando-se os diversos tipos de amor e seu papel na transformação da personalidade em direção à sua finalidade última. A disciplina também examina as faculdades superiores do homem, com destaque para os intelectos agente e possível, culminando na análise da consciência como expressão da interioridade moral e racional do sujeito. O curso busca formar uma visão integrada da pessoa humana, ancorada na experiência, na razão e na finalidade existencial.
As aulas oferecem uma abordagem aprofundada dos quatro temperamentos clássicos — colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico — a partir de uma perspectiva antropológica e simbólica. Após a introdução conceitual e histórica do tema, são apresentados os fundamentos teóricos e simbólicos que sustentam essa tipologia da personalidade, incluindo eixos estruturantes e aportes interpretativos. Cada temperamento é analisado em sua dinâmica psíquica, afetiva e comportamental, com ênfase em seus pontos fortes e desafios. A disciplina propõe uma leitura prática dos temperamentos no cotidiano, abrangendo seus impactos nos relacionamentos interpessoais e no desenvolvimento da vida espiritual. Ao compreender os temperamentos como predisposições naturais moduláveis pela vontade, pela razão e pelas virtudes, o curso capacita o aluno a identificar e integrar melhor suas características pessoais, ampliando a compreensão de si e do outro em contextos diversos.
Apresenta a ética como ciência antropológica voltada à realização da natureza humana por meio da prática das virtudes. Após uma introdução conceitual à ética enquanto saber normativo fundamentado na estrutura do ser humano, o curso percorre as quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Cada virtude é analisada em sua definição clássica, operações específicas e aplicação na vida pessoal e social. Em seguida, são propostas atividades práticas para a vivência e o desenvolvimento das virtudes, com estudos de caso e autoavaliações. O curso também dedica atenção especial à virtude do estudo, considerada essencial para o progresso intelectual e moral, em duas etapas consecutivas. Por meio do aprofundamento teórico e da aplicação prática, a disciplina visa formar sujeitos éticos, capazes de ordenar seus afetos e ações segundo o bem verdadeiro, em coerência com sua dignidade e vocação humanas.
Tem como objetivo introduzir os princípios fundamentais da investigação científica no campo das Ciências da Mente. Inicia-se com uma exposição sobre as origens históricas e características estruturais do método científico, com ênfase na construção de problemas e formulação de hipóteses. O curso aprofunda os conceitos de variáveis, traços latentes e mensuração, abordando os diferentes tipos de estudo, desde os experimentais aos observacionais e descritivos. Também são discutidos os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos, com base em diretrizes nacionais e internacionais. Por fim, a disciplina oferece ferramentas para a leitura crítica de artigos científicos e para a produção de textos acadêmicos, com orientações sobre estilo, estrutura e normas de escrita. O curso visa capacitar o aluno a compreender, avaliar e produzir conhecimento científico de forma rigorosa, ética e coerente com os fundamentos epistemológicos da área.
A disciplina proporciona uma introdução abrangente aos conceitos essenciais que fundamentam a prática da psicoterapia, abordando desde a definição e histórico das psicoterapias até os principais modelos e propostas integrativas atuais. O curso explora os fatores comuns que permeiam diferentes abordagens, enfatizando elementos fundamentais como aliança terapêutica, técnicas de intervenção e o processo de avaliação e formulação do caso clínico. Ao analisar diversos modelos de integração, a disciplina destaca tanto perspectivas clássicas quanto tendências emergentes, proporcionando ao aluno uma visão crítica e atualizada. Discussões sobre a evolução da área, desafios contemporâneos e a nossa visão institucional complementam a formação, incentivando a reflexão sobre o papel do psicoterapeuta diante da complexidade dos contextos clínicos atuais e futuros.
Esta disciplina se dedica ao estudo dos principais fundamentos da psicopatologia, orientando os alunos na compreensão dos processos mentais e dos quadros patológicos segundo uma perspectiva descritiva e clínica. Inicialmente, são abordados os conceitos basilares da psicopatologia clássica, avançando para a análise detalhada do método descritivo e da identificação de sintomas e síndromes. Por meio das súmulas psicopatológicas, o aluno terá contato com instrumentos e técnicas para o exame sistemático do estado mental e o registro criterioso das manifestações psicopatológicas mais comuns. O curso visa fornecer uma base sólida para a identificação, descrição e análise dos fenômenos psíquicos, articulando teoria e prática em consonância com os desafios da psicologia clínica contemporânea.
A disciplina tem como objetivo capacitar psicólogos para a atuação profissional empreendedora por meio do desenvolvimento de competências em gestão, marketing e finanças. O curso introduz estratégias de marketing específicas para os serviços em psicologia, além de abordar critérios de precificação e técnicas para a organização eficaz do trabalho clínico. Aspectos fundamentais da contabilidade e finanças são tratados de modo acessível, promovendo a autonomia e a sustentabilidade na atuação profissional. A disciplina expande o aprendizado por meio da análise e resolução de estudos de caso, favorecendo a integração dos conceitos teóricos com situações práticas e reais, e preparando o aluno para os desafios do mercado contemporâneo.
Esta disciplina oferece um panorama histórico e filosófico do desenvolvimento da psicologia, desde sua origem nas antigas reflexões sobre a alma até as abordagens contemporâneas. São discutidos os principais objetos da psicologia, a contribuição de pensadores clássicos como Tomás de Aquino, e a ruptura do pensamento moderno com a tradição filosófica. Explora-se o surgimento da psicologia como ciência autônoma, incluindo marcos teóricos como o advento da psicanálise com Freud, o método científico e o diálogo com a antropologia. O curso ainda contempla abordagens existenciais, humanistas e a psicologia positiva, enfatizando a diversidade de perspectivas que compõem o campo da psicologia clínica e suas implicações ético-morais no cuidado ao ser humano.
A disciplina visa promover uma compreensão crítica acerca dos fundamentos do pensamento filosófico, articulando suas principais teorias e contribuições para as ciências humanas. O curso parte de uma reflexão inicial sobre o que é filosofia, avançando para a análise da teoria das quatro causas segundo Aristóteles, bem como o exame de conceitos como bondade, verdade e virtudes intelectuais. São discutidos ainda os diferentes graus de certeza no conhecimento e o papel das virtudes intelectuais na formação do pensamento crítico e rigoroso. Assim, a disciplina propicia aos alunos instrumentos para aprofundar a reflexão sobre questões éticas e epistemológicas fundamentais à psicologia clínica.
Essa disciplina aborda os principais aspectos da comunicação e das relações familiares, com foco na construção de vínculos afetivos saudáveis e na resolução de conflitos. São tratados princípios da comunicação humana e técnicas de comunicação não violenta, bem como virtudes do lar essenciais para o desenvolvimento do ambiente familiar. A mediação de conflitos familiares, dificuldades comuns, crises conjugais e temas sensíveis como o divórcio e a infidelidade são explorados em profundidade, buscando estratégias preventivas e restaurativas. Através de estudos sobre afetividade, atos de amor e a superação de crises, a disciplina capacita o aluno para atuar terapeuticamente em contextos familiares diversos e dinâmicos.
A disciplina apresenta fundamentos essenciais da psiquiatria e dos principais transtornos mentais, preparando o aluno para a interface clínica entre psicologia e medicina. São abordados os conceitos básicos da psiquiatria e os diferentes transtornos, incluindo transtornos de ansiedade, depressivos, bipolares e esquizofrenia, enfatizando critérios diagnósticos, sintomas e abordagens terapêuticas. O curso oferece subsídios para o entendimento e encaminhamento adequado dos casos, promovendo o diálogo interdisciplinar necessário à atenção integral em saúde mental.
A disciplina se dedica ao estudo das principais vertentes contemporâneas em psicoterapia, contextualizando suas bases teóricas, metodológicas e críticas. Destaca conceitos e características centrais das psicoterapias modernas, apresentando e analisando abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), logoterapia e as contribuições de Carl Rogers e Viktor Frankl. O curso aprofunda a compreensão da abordagem centrada no cliente, da sexualidade segundo Freud, bem como das contribuições humanistas e da antropologia da prática clínica. Propõe ainda uma análise crítica das diferentes correntes e de sua aplicação na clínica, incentivando uma visão integrada e reflexiva sobre o cuidado psicológico.
A disciplina fundamenta-se no estudo dos procedimentos, critérios e instrumentos empregados na avaliação psicológica clínica. São apresentados conceitos fundamentais, processos avaliativos, parâmetros técnicos e éticos, bem como o exame do estado mental. O curso capacita o aluno para a realização de avaliações diagnósticas e de acompanhamento, promovendo a compreensão crítica das práticas avaliativas como recurso essencial à intervenção clínica eficaz e responsável.
No âmbito desta disciplina, os alunos são introduzidos à compreensão ampliada da depressão, seus critérios diagnósticos e estatísticas epidemiológicas, bem como às diferentes tipologias e etiologias do transtorno. São estudados aspectos estruturais e ontológicos da vida humana relacionados à depressão, subtipos, formas de tratamento – incluindo terapias medicamentosas e psicoterapêuticas – e relações com aspectos existenciais, como a busca de sentido. O diagnóstico do Transtorno Depressivo Maior, suas apresentações clínicas e diferenciais, bem como o fenômeno da cura pelo sentido e os desafios do acompanhamento terapêutico, constituem conteúdos centrais da disciplina.
A disciplina propõe um estudo integrado dos conceitos de ansiedade, articulando perspectivas filosóficas, neurocientíficas, psicológicas e clínicas. Explora os fundamentos da ansiedade enquanto fenômeno humano, destacando sua relação com depressão, tempo, angústia e ações humanas. São analisadas as forças físicas e categorias envolvidas nos processos ansiosos, diagnóstico diferencial, hábitos e vícios associados, além dos aspectos de neurociência e farmacologia aplicados à ansiedade. O curso visa capacitar o aluno a compreender e intervir sobre o fenômeno ansioso e suas múltiplas manifestações, promovendo intervenções ajustadas e fundamentadas.
Dando continuidade ao primeiro módulo, esta disciplina aprofunda discussões sobre os desafios específicos da vida conjugal e familiar contemporânea, com ênfase no acompanhamento psicológico de períodos críticos e de transformação, como gravidez, pós-parto e chegada dos filhos. São considerados temas como depressão pós-parto, logoterapia no suporte terapêutico, saúde da mulher nestes períodos e a crítica à visão contemporânea sobre sexualidade. Aborda estratégias para tratamento de desafios como depressão puerperal, cultura contraceptiva e análise simbólica da sexualidade no contexto familiar, visando otimizar a saúde mental e relacional do núcleo familiar.
Complementando os conhecimentos filosóficos iniciais, esta disciplina investiga diferentes métodos de racionalidade e formas de pensar – analítica e prática – e aprofunda a discussão sobre o espírito humano e sua relação com a formação da sociedade. O curso propicia um olhar ampliado sobre o papel da razão e da ética na construção do sujeito e na constituição dos vínculos sociais, fornecendo elementos fundamentais para o diálogo interdisciplinar e para a compreensão ampliada das questões contemporâneas em psicologia clínica.
A disciplina explora a relação fundamental entre alimentação e saúde mental, fornecendo uma base científica para compreender como os nutrientes influenciam o funcionamento cerebral e o bem-estar psicológico. Inicia-se com conceitos básicos de nutrição e fisiologia da nutrição, estabelecendo os fundamentos para a compreensão dos processos metabólicos que afetam o sistema nervoso. As aulas abordam a conexão entre nutrientes específicos e a síntese de neurotransmissores, explorando como deficiências ou desequilíbrios nutricionais podem impactar a comunicação neural. Um foco especial é dado à relação entre nutrição e depressão, examinando evidências científicas sobre como determinados alimentos e padrões alimentares podem influenciar o humor e os sintomas depressivos. Também são estudadas estratégias de suplementação com propriedades ansiolíticas, avaliando sua eficácia e segurança no manejo da ansiedade. Por fim, a disciplina explora os mecanismos inflamatórios e sua relação com alterações do humor, proporcionando uma visão integrada sobre como a nutrição pode ser utilizada como ferramenta terapêutica complementar na promoção da saúde mental.
As aulas oferecem uma introdução abrangente aos fundamentos neurobiológicos do comportamento humano, fornecendo conhecimentos essenciais sobre estrutura e funcionamento do sistema nervoso central. Inicia-se com o estudo da neurofisiologia, abordando os mecanismos básicos de funcionamento neuronal, transmissão sináptica e processamento de informações no sistema nervoso. As aulas examinam o desenvolvimento do encéfalo, desde a neurogênese até a formação das estruturas cerebrais complexas, incluindo processos de diferenciação, migração neuronal e estabelecimento de conexões sinápticas. Em seguida, são exploradas as relações entre estruturas cerebrais específicas e comportamentos, divididas em duas partes complementares que abordam diferentes aspectos da neurobiologia comportamental. A primeira parte foca nas bases neurais de processos cognitivos básicos, enquanto a segunda aprofunda aspectos mais complexos da relação cérebro-comportamento. A disciplina integra conhecimentos anatômicos, fisiológicos e comportamentais, proporcionando uma compreensão sólida sobre como o funcionamento cerebral sustenta a experiência psicológica e comportamental, fundamental para profissionais da área psicológica.
A disciplina introduz conceitos filosóficos fundamentais que fornecem base epistemológica e metodológica para o pensamento científico e prático em psicologia. Inicia-se com uma exploração da natureza da filosofia, estabelecendo sua relevância e conexões com outras áreas do conhecimento. O curso aprofunda-se na Teoria das Quatro Causas aristotélica, dividida em duas partes que examinam os diferentes tipos de causalidade – material, formal, eficiente e final – e sua aplicação na compreensão de fenômenos psicológicos e comportamentais. Aborda-se questões fundamentais sobre bondade e verdade, explorando diferentes perspectivas filosóficas sobre valores éticos e epistemológicos. São estudadas as virtudes intelectuais aristotélicas, incluindo ciência, arte, prudência, intelecto e sabedoria, proporcionando uma compreensão sobre diferentes formas de conhecimento e sua relevância para a prática profissional. Por fim, a disciplina examina os graus de certeza, oferecendo ferramentas para avaliar a confiabilidade e validade de diferentes tipos de conhecimento. O curso visa desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, capacitando os estudantes a fundamentar teoricamente suas práticas profissionais.
Semanalmente, os alunos participam de sessões clínicas ao vivo com os professores.
Esse encontro é um espaço para:
Assim, os alunos não se sentem desamparados em parte alguma da formação e desenvolvem consistência técnica e repertório.
Após um processo de seleção, os alunos têm a oportunidade de atender pacientes reais na Clínica Mar Atlântico, com supervisão constante e remuneração por atendimento.
Essa é uma chance de aplicar o conhecimento diretamente com pacientes reais, em um ambiente seguro e estruturado, enquanto recebe pelo seu trabalho.
*Importante: a atuação na clínica não é garantida para todos os alunos. Ela depende de aprovação em processo seletivo interno e disponibilidade de vagas.
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A Pós-Graduação em Psicologia Clínica é voltada para psicólogos formados que desejam aprofundar seus conhecimentos na área clínica. O curso é indicado para profissionais que buscam atuar em consultórios particulares, clínicas, hospitais e serviços de saúde mental, com foco em atendimento psicoterapêutico e manejo de transtornos mentais.
A demanda por profissionais de saúde mental qualificados cresceu significativamente. A Pós-Graduação em Psicologia Clínica oferece formação multidisciplinar com especialistas de psicologia, psiquiatria, neurologia, filosofia e nutrição, proporcionando uma visão integral do ser humano e dos transtornos mentais. O curso combina teoria e prática, preparando o profissional para atender casos complexos com segurança técnica e fundamentação sólida.
Psicólogos clínicos podem atuar em consultórios particulares, clínicas multidisciplinares, hospitais, CAPS, serviços de saúde mental públicos e privados, além de prestar assessoria a empresas e instituições. A especialização em Psicologia Clínica amplia as possibilidades de atuação e diferenciação profissional no mercado.
Oferecemos duas opções:
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